segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

É ritmo de festa!

Ao contrário do que muitos pensam, o Carnaval não é comemorado só aqui, no Brasil, mas ao redor do mundo também. Cada um do seu jeito.

Na Alemanha, o Carnaval acontece baseado em uma lenda assustadora, afinal os alemães acreditam que nesse dia "ELE" fica solto e todos têm que tampar seus rostos. Isso sim é história, para comemorar o halloween, ou uma sexta-feira 13, agora Carnaval?! Cá entre nós...


Shroveitide é o nome dele, do Carnaval do Reino Unido. Mas calma esse nome não é um qualquer, não. Shroveitide significa "confessar pecados". De repente só de falar esse nome já é um pecado, será?!

EUA! Os queridinhos da América, comemoram o Mardi Grass, "terça-feira gorda", no Carnaval. O que será que rola em uma "terça-feira gora"? Seja lá o que for, vindo dos americanos e suas delícias, já me dá água na boca, ovo frito, Bacon, hamburguer... Acho melhor existir uma "quarta-feira magra".



Ah... o Carnaval de Veneza, as máscaras e trajes mais sofisticados de um Carnaval se encontram lá. O passado, o medieval e o presente se cruzam de uma vez só. O Carnaval que por décadas fora o mais agitado, cobiçado e de presença dentre todos os outros. Era um fantástico desfile de máscaras nas ruas, mas como nada é para sempre, isso também se aplica ao Carnaval Italiano, de Veneza, que com o passar do tempo chega cada vez mais perto de sumir, abandonar as mascaras e mostrar os rostos. Ainda bem que os italianos são conhecidos pela sua beleza também.

PORÉM, nosso Carnaval é sem comparações, agitação demasiadamente excessiva, muita alegria, cor, homens, mulheres, azaração e o principal: muito samba no pé. O Carnaval mais esperado no mundo, mas isso só a gente sabe explicar. Olha o Carnaval aí, gente! É a alegria das nossas raízes, da nossa cultura e tradição, culminando nos tempos de hoje e fazendo a alegria do povo brasileiro, sem discriminação, só alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário