terça-feira, 21 de julho de 2009


'Meu rímel borrou?'

'Mãe o que vamos comer hoje?'

Sexta feira eu fui pra Paranapiaca com um grupo de turismo do meu curso, nós tivemos que pegar trem lá na estação da luz. Quando entramos o trem estava vazio, ótimo lugares vagos...mas nem sentei. O trem para na próxima estação e nele embarqua um senhor que aparentava ter seus 80 anos, esse senhor não se vestia adequadamente em comparação a nós, suas roupas e unhas sujas, de chinelo e o pouco cabelo que lhe restava caindo sobre sua testa. Ele parou do meu lado porém ainda não o tinha reparado, até que olhei para o lado e meu olho encheu de lágrimas, não pela situação dele mas sim por desejar levar ele comigo, tenho uma paixão por pessoas de idade talvez isso se deva ao fato de eu não ter mais avós e isso me machuca muito,daria tudo pra ter uma vó e um vô *-*

O senhor então se aproximou ao fundo do vagão e veio caminhando passando de banquinho em banquinho, meus olhos novamente encheram-se de lágrimas, desta vez pela situação dele mesmo.

'Esmola é crime'
Tá eu sei mas eu não tenho nada de comida aqui e não posso ver isso e não fazer nada, solidariedade é um sentimento muito bom, mas só sentimento não move o mundo é necessário nos mexermos também. Abri minha bolsa contra a vontade de todos e percebi que só tinha uma nota de dez e uma de cinco, e ainda tinhamos que pegar um ônibus intermunicipal, legal e agora? Simples, dei a nota de cinco reais, nada conseguirá apagar ou explicar a senssação que eu tive a hora que eu lhe dei a nota e ele me olhou com o olhar mais agradecido que havia 'Obrigado, obrigado mesmo' Magina, se pudesse faria muito mais por ele, e faria mesmo.O senhor seguiu seu caminho até a outra ponta do vagão...eu sabia que no dia seguinte esse seria o cenário dele de novo. 'Viu, esse é os eu capitalismo que você tanto defende e apoia e continuo apoiando mas a desigualdade é o pior e mais cruel consequência do capitalismo.
Muito e pouco são antônimos de grande impacto quando aplicados em uma sociedade.

Enquanto meninas de 10 anos se preocupam em não borra seu rímel e fazer o que as garotas de 16 fazem, se preocupando com o limite baixo do seu cartão, uma criança de 11 anos esperam incondicionalmente seu jantar, a duas semanas. e então ela pergunta 'O que vamos comer hoje?' quando na verdade seus pais se perguntam se vai ter jantar hoje. Todos gostam de fechar os olhos pra realidade e achar que seu mundo azul dura pra sempre, evitando ao máximo falar sobre assunto porque assim estariam 'reclamando demais', não estamos reclamando, estamos discutindo, parando um segundo e pensando como seria se fossemos nós ali, se fossemos n[os naquela situação. Só resolveremos nossos problemas quando paramos e discutirmos a que ponto chegamos e como voltarmos a ser humanos com coração e menos jóias, ouro e prata. Se seu cartão de crédito é o sue melhor amigo, parabéns isso prova o quão fútil e precoce a humanidade se tona cada vez mais. É por pessoas assim, egoístas e sem sentimentos que os EUA faz guerra, a religião mata no Iraque, e a fome na África.
Seu rímel faz de você uma pessoa mais bonita por fora, mas por dentro continua podre. Menos futilidade e mais racionalidade, acorda pra vida o mundo não pode esperar seus 10 minutos para retocar sua blush.

'imagine there's nothing to kill or die for and no religion too'

Provavelmente essa não e a sua situação e felizmente a minha também não mas essas é a situação deles, por isso se você já pode ou quando puder votar, vote conscientemente porque a desigualdade é a prioridade na hora da campanha eleitoral mas quando eleitos o dinheiro e a ganancia os levam pra trás das grades. Seu futuro será representado por quem senta na cadeiras mais importante do país.
O mundo seria um lugar melhor para se viver quando as pessoas olharem pro lado e perceber o contraste da humanidade e até que ponto fomos capazes de chegar por ganancia.

Fome de quem? pra quem? Você tem fome de que?
Eles...de comida.

Admire o garoto que pede dinheiro no farol, o mendigo que dorme em baixo da ponte, admire a fome da janela fechada do seu carro blindado.
Claro que falta força de vontade de dar a volta por cima e correr atrás da parte deles mas falta oportunidade também. Nada contra quem usa maquiagem, usei isso apenas como exemplo pois tenho certeza que uma garota adolescente que pede dinheiro no farol também gostaria de estar preocupada se seu rímel borrou.
Life's going on.

Nenhum comentário:

Postar um comentário